Chama-se “puppy room”, ou sala dos cachorros, e abre em breve, na universidade escocesa de Aberdeen. O objetivo é ajudar os estudantes a lidar com a pressão dos exames.

Durante quatro dias do próximo mês, os estudantes da universidade poderão visitar a sala, tirando partido dos efeitos terapêuticos decorrentes da interação com os cachorros. A iniciativa, promovida pela Associação de Estudantes da Aberdeen University, procura relaxar os estudantes, permitindo-lhes melhores resultados nos exames.

A Aberdeen University não é, aliás, a primeira instituição de ensino a implementar programas de relaxamento com cachorros. Nos Estados Unidos, em Harvard ou Yale, os estudantes podem até “requisitar” um cão, dos disponíveis no catálogo de cães terapêuticos residentes nas universidades. No Canadá, os estudantes também usufruem de uma “puppy room” durante o período de exames.

São vários os investigadores que apontam para uma a redução dos níveis de cortisol – hormona associada ao stress -, devido à interação com os cães. No ano passado, um estudo feito na Virginia Commonwealth University revelou ainda um aumento de motivação entre os trabalhadores, devido à presença dos animais nos locais de trabalho.

“As diferenças de stress entre os dias em que o cão estava presente e ausente foram significativas. Os cães são uma presença positiva e aumentam a cooperação no trabalho”, explica Randolph Barker, investigador responsável.