Dolce&Gabbana, Levi’s, Nike e Calvin Klein são algumas das marcas em destaque na venda de roupa organizada pela Liga dos Amigos do Hospital de Santo António (LAHSA). Apesar de serem produtos de luxo, os preços variam entre 50 cêntimos e 7,50 euros. As receitas desta iniciativa, que se prolonga até esta quarta-feira, vão servir para ajudar os utentes do hospital.

Conceição Neto, coordenador da LAHSA, explicou ao JPN que a associação de solidariedade tem uma “atividade variada” junto dos utentes mais carenciados do Hospital de Santo António. Atualmente, os “Amigos do Hospital” são cerca de 300 e as inscrições estão abertas através do gabinete da associação, no próprio hospital.

Conceição Neto esclarece que a missão da LAHSA é ajudar as pessoas mais carenciadas que, “neste momento, não têm verbas”. A ação dos “Amigos do Hospital” passa pela compra ou comparticipação de medicamentos, a oferta de roupa, refeições, revistas e jornais aos doentes, e pelo pagamento das viagens entre casa e o hospital. Para além disso, a associação tenta apoiar, também, os familiares dos doentes.

A venda de roupa a baixo custo é apenas uma das atividades de angariação de receitas da Liga dos Amigos do Hospital de Santo António. Em maio, a associação vai comemorar a semana do hospital com um peditório pela cidade, nos dias 2, 3 e 4. Já no dia 6, vai celebrar o Dia do Voluntário no salão nobre do hospital. No dia 24 de maio, vai ser realizado um jantar de solidariedade, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP). O dia de Santo António, a 13 de junho, será assinalado com uma palestra sobre sabores exóticos do chá, chocolate e café.