Trocaram a faculdade pelo trabalho em companhias aéreas pela remuneração obtida e pela oportunidade de conhecer novos locais e pessoas. E estas são apenas algumas das vantagens que superam as saudades que marcam uma vida longe de casa. “Conhece-se imensa gente de culturas e países diferentes. Jovens com uma realidade diferente”, afirma Tiago Lopes, membro da tripulação da Ryanair.

“Após um ano na companhia posso dizer que, apesar das saudades, conheci culturas diferentes e criei laços com pessoas incríveis”, afirma Stéphanie Xavier, membro da “cabine crew” da Ryanair. “O facto de estar longe da família é uma contrapartida, um preço a pagar por um bom emprego”, afirma Melissa Santos, uma jovem de 22 anos que afirma querer candidatar-se a um estágio, mal surja a oportunidade.

Licenciada em Línguas Estrangeiras Aplicadas, a hospedeira viu no recrutamento da empresa uma oportunidade, depois de se ver com o curso terminado. Laura Almeida, membro da tripulação da Ryanair em Barcelona, não esperou pelo fim da licenciatura: “Se ficasse a acabar o curso, depois poderia não ter a oportunidade de entrar numa companhia aérea. Optei por tentar já; o curso posso sempre acabá-lo. Não pensei duas vezes”, afirma.

Tiago Lopes estava a frequentar a licenciatura em Relações Internacionais na Universidade de Coimbra quando a oportunidade surgiu. A decisão não foi “leviana” e resultou da falta de perspetivas futuras. Entre “não conseguir estágio” ou “conseguir um não remunerado, fora de casa”, Tiago Lopes optou pela candidatura a um emprego a bordo.

Oportunidade transmitida “boca-a-boca”

O “boca-a-boca” e a troca de experiências com amigos constituem um veículo de transmissão das oportunidade de estágios em companhias aéreas. “Tinha já alguns amigos a trabalhar na companhia e foi uma amiga que me disse para ir a entrevista em janeiro”, afirma Stéphanie Xavier. Tiago Lopes ingressou também na Ryanair Airlines pelo “feedback positivo”. Em novembro de 2011, de acordo com a Lusa, foram mais de 300 as pessoas que responderam a um anúncio da Emirates Airlines. “Honorários isentos de IRS, acomodações completamente mobiladas, oportunidades ímpares na evolução na carreira e descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”, constituíam as principais atrações para os candidatos à companhia.

As principais exigências

“A principal exigência é sempre o inglês fluente”, diz Tiago Lopes, que soma ao currículo o francês, o espanhol e o italiano. Além do conhecimento e do domínio de vários idiomas, “não é preciso ter muitas habilitações; pelo que vi, o 12.º é o nível de escolaridade exigido”, revela Melissa Santos.

No processo de seleção, a aparência apresenta-se como um factor distintivo. Características como “altura” e “peso” pesam na decisão e “importam porque quem vai num avião gosta de ser atendido por uma pessoa com uma apresentação cuidada”, afirma Melissa. “Nada de tatuagens visíveis, altura miníma de 1,55m e peso proporcional à altura”, acrescenta Stéphanie Xavier.

Em entrevista ao JPN, a hospedeira da Ryanair sublinha ainda, a necessidade do “pagamento do curso, assim como das despesas incluídas ao longo de 6 semanas”, durante as quais decorreu a formação, em Madrid.

Cuidados de primeiros socorros e competências relativas à natação fazem também parte das competências.

A crise condiciona o regresso

“Se tiver oportunidade de voltar, não penso duas vezes: não há nada como a nossa casa”, revela Sara Duarte, hospedeira em Girona e ex-estudante da Universidade do Minho. No entanto, a crise condiciona a decisão, como explica Laura Almeida: “Gostava de voltar para Portugal, é o meu país, mas se continuar como está, não vai ser opção”.

Por sua vez, Tiago Lopes afirma já não ver Portugal como um país que o possa satisfazer profissionalmente embora até pondere regressar um dia, para terminar a licenciatura. Já Pedro Pulido, ex-membro da cabin-crew da RyanAir, deixou a vida de comissário de bordo e regressou a Portugal para “seguir outros sonhos”. “A vontade de exprimentar algo novo falou mais alto”, esclareceu o atual proprietário de uma loja online que fornece produtos para animais na cidade do Porto.