Esta terça-feira, a Fundação Luís Figo (FLF) e o Ministério da Educação e Ciência estiveram na Escola Secundária Inês de Castro, em Vila Nova de Gaia, a apresentar mais uma fase do projeto “Para um melhor 2014”, incluído no programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).

O programa tem como principal objetivo a promoção do sucesso e a prevenção do abandono escolar junto de jovens que frequentam escolas em bairros considerados problemáticos. Incide em sete agrupamentos escolares, de Porto e Lisboa, que tenham o curso profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva na sua oferta formativa, abrangendo um total de 120 alunos, distribuídos por oito turmas.

Quando perguntado sobre se os jovens são pouco apoiados em Portugal, Luís Figo disse ao JPN que se têm de “criar condições para que sejam sempre apoiados da melhor forma com vista a um futuro melhor”, acrescentando que “o futuro de Portugal está na representação daquilo que possam ou não conseguir”.

O ex-jogador de futebol sublinhou a importância dos estudos para o sucesso profissional, perante uma plateia cheia: “Se já é difícil ter sucesso com um curso, imaginem sem um curso”, alertou, confessando que, apesar de ter construído uma carreira sem a necessidade de estudar, sentiu sempre que lhe “faltava alguma coisa”.

Oito “sortudos” vão ter as propinas pagas

O “Para um melhor 2014” iniciou no ano letivo de 2011/2012, com a seleção dos 38 melhores alunos para a Universidade de Verão da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Já este ano, os 16 alunos que mais se destaquem pelo seu desempenho e evolução, terão a oportunidade de viver, de perto, o dia-a-dia de profissionais ligados ao desporto.

Mas o grande prémio chega em 2014: A FLF vai escolher os oito melhores alunos (um por cada turma) do programa e pagar-lhes a totalidade das propinas no 1.º ciclo de estudos, desde que concluam o curso no prazo mínimo estabelecido. A diretora-geral da Fundação Luís Figo, Sara Souto, deixou ainda uma mensagem: “Queremos que acreditem que a universidade é possível para todos”.

O evento contou também com exibições de três escolas incluídas no programa: Escola Secundária Inês de Castro, Escola Secundária Cerco e Escola Secundária António Nobre.