O Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às Pequenas e Médias Empresas – Impulso Jovem – teve início a 14 de junho de 2012. Esta quarta-feira foi supostamente suspenso por Vítor Gaspar, ministro das Finanças.

A afirmação foi feita por João Torres, secretário-geral da Juventude Socialista (JS), que, em declarações à RTP, exigiu ainda o desbloqueio imediato dos programas de estágios profissionais. A JS adiantou que os programas de estágio “são ferramentas úteis e revelantes”, mesmo que não acreditem que são solução para a questão do desemprego jovem. Os socialistas acusam ainda o governo de “falta de empenho político na resolução deste problema”.

Esta novidade surge uma semana após a demissão de Miguel Relvas, mas ainda nada está comprovado.

No mesmo dia, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) emitiu um comunicado a desmentir esta suspensão das ações de formação profissional, e também o bloqueio à atribuição de quaisquer apoios sociais aos formandos. O IEFP admitiu ainda a possibilidade de ter havido, por parte de algum Centro ou Serviço de Emprego, uma interpretação incorreta do que foi divulgado no despacho pelo Ministro das Finanças, Vítor Gaspar.

No entanto, Franscisco Madelino, ex-presidente do IEFP afirmou, em declarações à Rádio Renascença (RR), na manhã desta quinta-feira, que “todos os programas de apoio ao emprego estão bloqueados”, contrariando o comunicado emitido ontem pelo instituto. Madelino explicou ainda que “os programas foram todos bloqueados porque, orçamentalmente, foram proibidas novas despesas em qualquer área, através de uma orientação que foi dada aos serviços e que foi controlada através do sistema informático”.

Em conversa com o JPN, uma fonte do IEFP, voltou a garantir no entanto, que nada foi cancelado e que o Plano Estratégico de Iniciativas à Empregabilidade Jovem e de Apoio às Pequenas e Médias Empresas continua a decorrer normalmente.

Impulso Jovem visa apoiar jovens desempregados em início de carreira

No passado dia 2 de abril, Miguel Gonçalves, foi nomeado embaixador da iniciativa pelo anterior ministro dos Assuntos Parlamentares e prometeu “arregaçar as mangas”. Na passada quarta-feira, o embaixador do já suspenso programa não quis prestar declarações sobre o assunto, em conversa com o JPN.

O Impulso Jovem visava ajudar os jovens em início de carreira e contava com um investimento comunitário na valor de “344 milhões de euros, oriundos da reprogramação do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional)” – afirma-se, em comunicado, no site do programa. Num momento em que o desemprego jovem está nos 40%, nenhuma candidatura a estágios profissionais será aceite.

Notícia atualizada às 17h53 do dia 11 de abril