“É com grande tristeza que a família anuncia que o professor Sir Robert Edwards, galardoado com o Nobel, cientista e pioneiro da fertilização in vitro, morreu pacificamente durante o sono”, pode ler-se no comunicado emitido, esta quarta-feira, pela Universidade de Cambridge, onde o cientista foi professor. “O seu trabalho teve um imenso impacto por todo o mundo”, disse a instituição.

Robert Edwards nasceu a 27 de setembro de 1925, em Manchester, Inglaterra, e doutorou-se na Universidade de Edimburgo, na Escócia, em 1955. Começou a dedicar-se aos estudos sobre a fertilização in vitro, que o tornariam reconhecido, na década de 1950.

Já era possível, até à data, juntar ovócitos e espermatozóide de coelhos e, através deste processo, obter uma fertilização e desenvolvimento de embriões. Mas depois de algumas décadas de estudo, e com esta tecnologia, Edwards concebeu a primeira fertilização in vitro de um ser humano, a 25 de julho de 1978.

Esta descoberta trouxe-lhe, em 2010, o Prémio Nobel da Medicina, numa altura em que dez por cento dos casais têm dificuldades em engravidar. Até hoje, foram quase quatro milhões os bebés gerados numa proveta.