Trabalho intenso, atividades organizadas e muita criatividade é o que se pede aos 300 alunos do ensino básico (4.º ao 9.º ano) e do ensino secundário (10.º ao 12.º ano), que vão participar nas Olimpíadas da CriAtividade, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

A partir desta sexta-feira e até 14 de abril, a iniciativa promovida pela Universidade do Porto e pela Torrance Center (Portugal), oferece um desafio em cada uma das quatro modalidades: Comunidade, Casos, Escrita e Arte. Os participantes vão ter que identificar e resolver os problemas de forma criativa, através de planos de ação, critérios de decisão e propostas de soluções.

As Olimpíadas de CriAtividade destinam-se, principalmente, a crianças e jovens, mas docentes, técnicos educativos, encarregados de educação e instituições educativas também estão convidados. Incentivar e preparar cidadãos capazes de responder aos desafios atuais e futuros, a nível pessoal e profissional, é a meta do evento.

Os jovens vencedores desta fase nacional têm oportunidade de participar na competição internacional Future Problem Solving Program International. O evento mundial, de Resolução Criativa de Problemas aplicado ao contexto educativo, terá lugar de 6 a 9 de junho, nos Estados Unidos da América.