Buzinadelas entusiasmadas ou ainda um bocadinho tímidas manifestaram o descontentamento de vários portuenses, durante o “buzinão” organizado pelo movimento “Que se Lixe a Troika”. O protesto aconteceu esta tarde, na Via Panorâmica, em frente à Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Na faixa segurada pelos membros do movimento “Que se Lixe a Troika” podia ler-se: “Se estás a ser roubado buzina”. O objetivo foi mostrar novamente o desagrado para com as medidas de austeridade, o memorando da troika e o atual governo.

O buzinão é outra forma de protesto, “tão válida como uma manifestação”, disse João Vilela, do “Que se Lixe a Troika”, ao JPN. Vítor Monteiro, outro membro do movimento, acredita que a luta tem tido o resultado pretendido e que “prova disso é o fato do Tribunal Constitucional ter chumbado e considerado inconstitucional o Orçamento do Estado”. “A nossa luta vai continuar, ate à queda do governo e a ida da troika embora”, acrescentou. João Vilela adiantou ainda que “os buzinões vai continuar por aqui ou por outros pontos da cidade, em hora de ponta”, para tentarem “mobilizar mais pessoas”.

Às buzinas, juntaram-se os olhares curiosos de quem por ali passou: “Poderá até não dar em nada mas se a população está revoltada deve manifestar-se, por todo país. Já chega”, afirmou Elisa Freitas, administrativa. “Com tanto buzinão vão incomodar as pessoas e chamar a atenção. Só por isso a iniciativa valeu a pena”, acrescentou Tamires Moreira, estudante.