Architect Your Home” nasceu em Inglaterra há mais de uma década e conta já com cerca de 7 mil projetos concluídos. O êxito do projeto inglês levou Alexandra Moura e Mariana Pedroso a importarem o conceito para Portugal.

O objetivo inicial passou por descobrir algo que “se adaptasse aos tempos de crise, dentro do mercado de reabilitação”. A ideia é tornar tudo mais simples sem que haja mal-entendidos entre os clientes e os arquitetos.

Alexandra afirma que, antes de mais, a Architect Your Home é “uma nova forma de fazer arquitetura”. A ideia foi desenvolvida para responder às necessidades dos clientes que procuram “melhorar a casa independentemente da dimensão” do projeto. “O sistema Architect Your Home foi criado para assegurar que os proprietários têm o design que querem, em vez de terem um arquiteto que lhes imponha um estilo”, conta ao JPN.

“Os custos são de acordo com cada projeto e com as escolhas do cliente”

O cliente pode escolher os serviços que pretende “sem ter de adquirir o pacote completo”, tornando, deste modo, a arquitetura mais acessível.

O primeiro passo é combinar uma visita do arquiteto ao local a renovar. Durante a visita, o cliente é amplamente “envolvido no processo de desenho”, pelo que as suas ideias são “encorajadas”. O arquiteto sugere um menu de serviços mas os clientes apenas escolhem o que pretendem comprar.

Ou seja, a Architect Your Home é self-service, pois “permite ao cliente escolher os serviços que pretende sem ter de adquirir o pacote completo”. Segundo Alexandra, o que distingue este projeto de outros é, essencialmente, “o controle dos custos”. Para além disso, conta com a colaboração de uma rede nacional “de arquitetos com conhecimentos”.

“Apesar da marca ser recente, temos em mãos alguns projetos bastante interessante”

Os clientes podem aceder gratuitamente a uma “plataforma de comunicação”, onde podem encontrar conselhos e ajuda “em qualquer momento da implementação do seu projeto e obra e em qualquer momento do dia”.

Atualmente, a Architect Your Home trabalha com três ateliês em Portugal e encarrega-se “de todo o processo burocrático” recebe os pagamentos diretamente dos clientes, “tratando de toda a papelada”.

Os pedidos mais comuns são remodelações de cozinhas e reconversões de sótãos. Nos próximos anos, está prevista a expansão do projeto para Espanha.