No passado domingo, em Águas Santas, no Porto, teve lugar a “1.ª Aula Solidária de Karaté”, ministrada pelo selecionador nacional Joaquim Gonçalves. O principal objetivo foi a sensibilização para os obstáculos com que muitas pessoas com deficiências visuais, limitações motoras e até económicas lidam diariamente.

A aula contou com a presença da elite de karatecas portugueses, do presidente da Federação Nacional de Karaté (FNK-P), João Salgado, do presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, Carlos Joaquim de Ascenção Vieira, e do presidente da Cáritas Porto, António Manuel Barros Marques.

KaratÉxemplo

A campanha de Ética e Fair-Play “KaratÉxemplo“ foi abraçada, em 2012, pela Federação Nacional de Karaté, com o objetivo de difundir os valores que a FNK-P acredita que conferem “a essência da modalidade”, afirma-se em comunicado. A próxima ação solidária está marcada para o próximo mês.

A iniciativa surgiu do departamento de seleções e do departamento de formação da Federação Nacional de Karaté Portugal (FNK-P), que em conjunto com o Clube de Karaté da Maia (CKM), organizaram o evento.

António Moreira, diretor técnico do CKM, admite que o clube está envolvido, desde há alguns anos, em ações de solidariedade.”O Clube de Karaté da Maia tem noção das necessidades dos outros, que são as nossas também, e temos que ser colaborantes quando há, efetivamente, essa necessidade nas instituições de solidariedade social”.

O diretor sublinhou a importância de “darmos o exemplo e sermos o exemplo”, e acrescentou que os valores morais do Karaté direcionam-se para o desenvolvimento do caratér pessoal: “Não eduque o seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Estes são os valores morais do Karaté”. António Moreira adiantou, ainda, que a campanha “KaratÉxemplo”, na qual esta ação esteve inserida, reflete os valores morais do Karaté, afastando a ideia americanizada que a indústria cinematográfica retrata das artes marciais.

João Salgado, presidente da FNK-P, explicou que o evento “nasce do movimento KaratÉxemplo, que é uma iniciativa” da Federação, cujos objetivos assentam na promoção “interna e externa dos valores associados ao Karaté enquanto prática desportiva, marcial e educativa”.

Em relação ao futuro, Barros Marques, da Cáritas, assumiu que a instituição está “aberta a todos estes contactos e parcerias”, e realçou que esta iniciativa vai além do desporto. “Esta iniciativa leva a todos os karatecas, para além do desporto e do crescimento saudável, da contida postura, esta preocupação de pensar no outro”, referiu.

Notícia atualizada às 11h32 do dia 17 de abril