Esta pode ser uma boa oportunidade para fazer uma visita aos museus da cidade do Porto e não só. Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Direção-Geral do Património Cultural vai promover visitas grátis aos museus públicos e património classificado pela Unesco.

Durante esta quinta-feira, 18 de abril, estão programadas 490 atividades em 170 concelhos do continente e ilhas, e, no Porto, há muito por onde escolher.

O tema

O tema da edição deste ano do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é “Património + Educação = Identidade” e o programa completo para a cidade do Porto pode ser visto aqui.

A Universidade do Porto (UP) vai abrir portas a salas da reitoria que, normalmente, são de acesso reservado, como, por exemplo, o Salão Nobre, a Sala do Conselho, a Biblioteca do Fundo Antigo, que se divide em quatro pisos, e, ainda, a Aula de Náutica, a primeira instituição de ensino público da cidade, fundada em 1762.

A Casa do Infante oferece várias atividades, entre a quais uma visita guiada. O Museu dos Transportes e Comunicações, na Alfândega do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis e a Fundação Serralves também promovem os seus espaços com diversas ações para todo o tipo de público. Quem também se junta à iniciativa é o Sea Life, com a novidade de 2013: a exposição Dragões do Mar.