Tal como o JPN já tinha adiantado durante a tarde desta quinta feira, 18 de abril, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) diz não existirem condições para a concretização daquela que seria a 83.ª edição da Feira do Livro do Porto.

A Câmara Municipal do Porto (CMP) já reagiu a esta notícia e diz compreender e lamentar a decisão da APEL. No entanto, não volta atrás e diz mesmo já ter “em preparação uma iniciativa que permita, no próximo mês de julho, proporcionar aos portuenses um evento de lazer e cultura que colmate, na Avenida dos Aliados, esta suspensão”.

Porto Editora fala de “péssima notícia” para a cidade

O grupo Porto Editora também comentou a situação e diz que “a confirmação de que, este ano, não se realiza a Feira do Livro do Porto é uma péssima notícia que a cidade e esta região, das mais afetadas pela crise que o país atravessa, não mereciam receber”.

Referindo-se à Feira como “a verdadeira festa do livro”, que “mobiliza milhares de pessoas”, o grupo espera ainda que a cidade “beneficie, no futuro, de uma outra visão quanto à importância estratégica da Cultura para o desenvolvimento cultural, social e económico da região”.

A edição de 2013 da Feira do Livro do Porto foi cancelada, pela APEL, por “falta de condições financeiras”. A confirmação chegou, em comunicado, esta quinta-feira.