Entre as 10h de sábado e o fim da tarde de domingo, a Igreja dos Clérigos vai receber música sem parar, para celebrar os 250 anos da Torre dos Clérigos, considerada uma das marcas que caracteriza não só a cidade mas também o país. Os concertos, segundo revelou Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos, estão a cargo da Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE) do Porto.

Entre as outras atividades planeadas para as celebrações do aniversário, destaca-se, na terça-feira, a apresentação da nova edição do livro “Uma Aventura no Porto”. O livro de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães vai contar com um novo capítulo, dedicado aos 250 anos dos Clérigos.

Além de comemorar o aniversário da Torre, o objetivo destas atividades é chamar novos públicos ao monumento, principalmente os mais jovens. Para a semana, algumas escolas vão visitar os Clérigos e as crianças terão a oportunidade de escrever um postal a si mesmos sobre a visita ao marco histórico da cidade do Porto. Para já, Américo Aguiar diz que as iniciativas estão a ter balanço positivo e que os Clérigos têm recebido um número de visitas superior ao habitual.

As comemorações do aniversário da torre dos Clérigos prolongam-se até ao final do ano. Até dezembro, vão ser lançados quatro livros e um sabonete, criado pela Ach. Brito. A Escola de Hotelaria do Porto vai contribuir para a celebração com a construção de uma torre de chocolate e a orquestra da Gulbenkian com um concerto.