Celebrado pela primeira vez em 1970, o Dia da Terra foi instituído por Gaylord Nelson, senador norte-americano, depois do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia (EUA), em 1969. Inspirado pelos protestos dos jovens norte-americanos contra a guerra, Gaylord quis colocar as questões ambientais no centro da discussão política.

A população norte-americana, empenhada na defesa desta causa, aderiu em força. A primeira celebração, a 22 de abril de 1970, contou com a participação de duas mil universidades, dez mil escolas e inúmeras comunidades locais. No total, foram mais de 20 milhões os americanos que se manifestaram a favor da preservação da Terra e do ambiente.

Google doodle assinala Dia da Terra

Para assinalar o Dia da Terra 2013, e como já vem sendo hábito noutras datas, o Google criou um logótipo animado. No doodle está representado o ciclo de um ecossistema num período de 24 horas. As montanhas, o rio e a vegetação, formam o logótipo do motor de pesquisa e, na animação, é possível acompanhar o nascer e o pôr do sol ou o percurso da lua pelo céu noturno.Google Doodle Dia da Terra

Este dia representou o primeiro passo do compromisso político na preservação do ambiente e na defesa da sustentabilidade do Planeta Terra. Os líderes mundiais passaram a focar-se em questões relacionadas com a contaminação das águas, a redução da biodiversidade ou a libertação de gases poluentes para a atmosfera. Um dos resultados práticos desta celebração foi a criação da Agência de Proteção Ambiental e, dois anos mais tarde, a realização da primeira conferência internacional sobre as questões ambientais: a Conferência de Estocolmo, na Suécia.

O Dia Mundial da Terra não é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) nem por qualquer outra entidade política de caráter internacional. Ainda assim, todos os anos, no dia 22 de abril, milhões de cidadãos espalhados por todo o mundo comemoram este dia, assinalando o seu compromisso na preservação do ambiente e na sustentabilidade da Terra.