Já são conhecidos os 25 projetos finalistas do concurso de ideias de negócio da Universidade do Porto, o iUP25k. Entre os melhores, está o “MiNeighbor”, uma aplicação para smartphones, tablets e computadores, que “oferece uma variedade de serviços, com vista a estimular a relação entre vizinhos”.

Mariana Pinho de Sousa é um dos quatro elementos da equipa responsável pelo projeto e confessa que estar entre os finalistas “é um grande orgulho”. “MiNeighbor” surgiu da “vontade de trazer o verdadeiro sentido de comunidade de volta às grandes cidades”, explicou ao JPN.

Final a 24 de maio

As candidaturas para o iUP25k terminaram no passado dia 8 de abril. Agora, foram apurados os 25 melhores projetos, que vão, neste momento, participar no “Elevator Pitch”, do qual sairão apenas nove ideias. A final será realizada a 24 de maio e os jovens vão apresentar as suas ideias para, posteriormente, serem avaliadas pelo júri.

Com a aplicação, a equipa quer incentivar o espírito de convívio e entreajuda e fazer com que “os vizinhos se conheçam, que falem entre si”. Para a equipa, a diferença entre mundo real e virtual é importante e deve ser feita a distinção. Nesse sentido, é necessário “colocar a tecnologia ao serviço das pessoas e não as pessoas ao serviço da tecnologia, utilizando-a para construir uma comunidade real”, acrescentou Mariana.

Os membros da equipa, estudantes de Mestrado em Economia e Gestão da Inovação na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), já conheciam as edições anteriores do iUP25k, e consideram que a sua proposta se enquadra no tipo de ideias que o concurso procura. Assim, decidiram participar na competição com o objetivo de ver o seu projeto valorizado e conseguir os apoios necessários para o implementar.

O primeiro prémio é de 15 mil euros, sendo que o segundo e o terceiro são de cinco mil euros. Com o “MiNeighbor”, Mariana confessa que, se ganhasse o prémio, iria utilizar o dinheiro para “implementar o projeto”.