É a mais alta condecoração atribuída pelo município portuense. A Medalha de Honra da cidade do Porto foi entregue ao reitor da Universidade do Porto (UP), Marques dos Santos, pela mão de Rui Rio. A cerimónia realizou-se esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, na Sessão Solene Evocativa do 25 de Abril.

A medalha destina-se a homenagear quem tenha prestado “serviços de execional relevância à cidade” e a UP foi apontada como uma das “mais sólidas instituições de formação de nível superior e investigação” na proposta que foi aprovada por unanimidade, na Assembleia Geral do município. Rui Rio sublinhou que este prémio “é um ato de justiça para com uma das mais relevantes e prestigiadas instituições do país”.

Lista completa de galardoados

Medalha de Mérito Grau Ouro:
António Magalhães
Arnaldo Pinho
Daniel Bessa
Manuel de Oliveira Marques
Miguel Cadilhe
Silva Peneda
Medalha de Mérito Grau Prata:
João Gesta
Manuel de Sousa
Maria Amélia Canossa – não esteve presente
Miguel Neiva
Medalha de Valor Desportivo Grau Prata:
Nuno Marques
Medalha de Valor e Altruísmo Grau Ouro:
Padre Jardim Moreira
Espaço T
Medalha de Honra:
Universidade do Porto

Já o reitor da UP, Marques dos Santos, entende a homenagem como “um reconhecimento importante pelos serviços prestados pela instituição” ao Porto e que ganha um “significado especial numa altura em que as universidades têm sido desvalorizadas”, referiu.

Marques dos Santos discursou em nome dos outros galardoados pelo município e defendeu a importância do Ensino Superior em contexto de crise: “É certo que Portugal enfrenta uma das maiores crises da sua história, mas as universidades não são a causa de qualquer crise financeira”, disse o reitor.

O reitor sublinhou ainda que uma das soluções para a conjuntura financeira atual está no “dinamismo das universidades”, até porque estas “souberam aumentar as suas receitas”, explicou.

A Universidade do Porto sucede assim a Souto Moura (2012), D.Manuel Clemente e ao ex-presidente da câmara Aureliano Veloso (ambos em 2011) na atribuição da Medalha de Honra da cidade.