“Repensando as bases do sistema de ensino, será possível moldá-lo às necessidades e realidades atuais”, afirma Ana Rita Gonçalves, estudante na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e responsável pelo “University 2.0 – Rethinking Education“, a iniciativa que prevê o encontro dos intervenientes do Ensino Superior para discutir e debater as bases e os métodos da educação no âmbito universitário.

BEST

O encontro é da responsabilidade da BEST – Porto. “Todos nós somos estudantes universitários e somos confrontados todos os dias com todos os problemas da educação universitária em Portugal, pelo que, este ano, decidimos que estaria na hora de começar a trilhar o caminho para resolvermos esses problemas”, afirma Ana Rita Gonçalves.
Difundida por 32 países da Europa, no Porto está sediada na FEUP, mas integra as áreas da Engenharia, Ciências e Tecnologia.

De acordo com a jovem, o projeto coloca, por isso, “frente-a-frente, os três intervenientes do ensino: universidade, estudantes e empresas”, já que promover o contacto entre as três entidades é, “sem dúvida”, uma das principais metas: “Normalmente, o contacto entre elas não funciona muito bem. Os estudantes contactam durante o seu curso com a universidade, depois de acabar o curso com as empresas, mas, muito raramente, os três intervenientes do ensino contactam simultaneamente”, afirma Ana Rita Gonçalves.

A decorrer nas faculdades de Engenharia e Ciências da Universidade do Porto, o “University 2.0” terá, como principais temáticas, os “métodos de ensino inovadores”, a importância das “capacidades pessoais para o mundo trabalho” e a necessidade de “apoio para o primeiro emprego”.

A inscrição é gratuita e deverá ser realizada previamente, dado o número limite de vagas para workshops e aulas experimentais. De acordo com Ana Rita Gonçalves, são esperados cem estudantes diários. O programa já está disponível e a iniciativa realiza-se durante três dias: a 29 de abril e 2 de maio decorrerá na FEUP e, a 30 de abril, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Entre as empresas participantes, encontram-se a GetSkilled, a EFACEC, a Spark Agency e a Life Training.