Jogar basquetebol, andar de skate ou nadar: atividades que, para a maioria das pessoas, são banais e não apresentam dificuldades na sua execução. No caso de outras, o simples caminhar com os próprios pés é impossível.

Luka é um jovem de 12 anos com atrofia muscular, o que lhe impossibilita qualquer movimento físico à exceção dos seus dedos. Isto impede-o de fazer várias atividades. Para concretizar o sonho de Luka, Matej Peljhan, fotógrafo, convidou-o para uma sessão fotográfica onde, a partir da perspetiva, o coloca a “realizar” vários exercícios que eram impossíveis para o jovem. O fotógrafo esloveno criou diferentes cenários, colocou Luka sobre os mesmos e fotografou-o de cima.

Matej descreve a sessão fotográfica – chamada de “Le Petit Prince” – como um “processo longo”. Ao JPN, explica que a primeira ideia veio de Luka. “Falei com os pais para pedir permissão e começamos a planear as quatro sessões”. Quando o jovem viu as fotos, a reação positiva deixou Matej a sentir-se “muito bem”.

No futuro, Matej gostaria de fazer sessões fotográficas semelhantes. “Os problemas são uma questão de perspetiva. As mesmas coisas parecem diferentes se olharmos para elas de uma perspetiva diferente”, explica.