A Cooperativa das Atividades Artísticas – Árvore – vive, desde sempre, na Rua Azevedo de Albuquerque, no Porto, e, esta terça-feira, vê as suas instalações renovadas. A cerimónia de inauguração tem início previsto para as 21h30 e prevê muita animação, numa festa que deve prolongar-se até às 3h da madrugada, confirma Amândio Secca.

A assinatura é do projeto Árvore XXI, que contou com um investimento de um milhão de euros do programa operacional O Novo Norte. Ao todo, o projeto teve o apoio de 1,5 milhões de euros.

Foi o Árvore XXI que trouxe, ao edifício, uma oficina de cerâmica com janelas, uma esplanada, onde ainda está a ser construído o bar-restaurante rodeado de uma estrutura envidraçada com vista para o Douro e o Jardim das Virtudes. O bar-restaurante, para além das óbvias funções, está também concebido para receber tertúlias. Ao lado do bar, prevê-se a construção de um jardim de esculturas.

O objetivo da abertura do bar é dar a conhecer a instituição, de forma a conquistar um público maior, composto não só por portuenses, mas também por turistas, adianta Amândio Secca.

A oficina de multimédia, também proveniente do Árvore XXI, prevê a realização de cursos livres destinados a áreas de multimédia. É de realçar a importância que a Árvore teve enquanto pioneira nas áreas do desenho e da educação artística para crianças. A renovação do espaço coincide com a data comemorativa dos 50 anos da Árvore.