Pela quarta edição consecutiva, a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos (ESAD) comemora o Dia Internacional do Design Gráfico – World Graphics Day. Mais uma vez, será o Cine-Teatro Constantino Nery a receber as celebrações que passam por um ciclo de pequenas conferências.

São cerca de 20 designers e ateliês a apresentar o seu trabalho. “Não há um tema” para estas apresentações, diz José Bártolo, responsável pelo evento, pois são “apresentações livres que mostram o processo de trabalho, algumas ideias e, eventualmente, alguns elementos de inspiração”. Todos os participantes são portugueses e cada apresentação dura seis minutos.

O objetivo, segundo José Bártolo, consiste em “fortalecer uma cultura do design em Portugal e permitir que designers de diferentes gerações se encontrem, falem sobre o seu trabalho e discutam ideias. “Este ano, à semelhança de anos anteriores, houve a preocupação de reunir três gerações de designers portugueses”, para dar a conhecer, a um público muito alargado – constituído em maioria por estudantes de design, mas não só – o contacto com esses designers profissionais.

As conferências do ESAD “World Graphics Day” decorrem a partir das 15h desta terça-feira, 30 de abril, dia que marca o aniversário da criação do INFOGRAD (Associação de Design Gráfico Internacional).

15h: Apresentações “World Graphics Day” Teatro Constantino Nery, Matosinhos:
Ambas As Duas, Anoik, André Cruz, Carlos Gaspar, Catarina Sobral, Dino dos Santos, Ideia Designers, Joana Correia, Joana Monteiro, João Nunes, Júlio Dolbeth, Luísa Barreto, Márcia Novais, Mau Maria, Onrepeat, Rui Quinta, Sara Westermann, Sílvia Prudêncio, Studio AH HA, White Studio

17h: Lançamento “PLI arte & design”:
Café-Concerto Constantino Nery
Joana Santos, vice-diretor ESAD Matosinhos
José António Teixeira, presidente RAR Imobiliária

22h: Afterparty:
Canhoto, Porto

“Há já grandes referências nacionais no design gráfico”

Quando questionado sobre a evolução do design gráfico em Portugal, José Bártolo – que também é docente da ESAD – responde que, “ao contrário de uns anos atrás, onde um estudante de design ou jovem designer tinha como referência um criador internacional, hoje em dia, existem designers em Portugal que constituem já referências muito marcantes para quem trabalha cá dentro”. Simultaneamente, já são muitos os designers com uma grande projeção internacional.

“Aquilo que nós sentíamos era que não existiam tantas oportunidades assim para os criadores portugueses mostrarem o seu trabalho”, explica ao JPN. Por isso, o “World Graphics Day” deste ano alarga a mostra ao campo da ilustração e da tipografia. “Queremos permitir mostrar a grande qualidade do design feito em Portugal e dar aos estudantes referências para o seu trabalho”, afirma o responsável pelo evento.