A Universidade da Beira Interior (UBI) recebeu o Campeonato Nacional Universitário (CNU) no dia 16 de abril. A Universidade do Porto (UP), por sua vez, estreou-se na prova com a prata e o bronze, na competição de atletismo de estrada. Ainda na primeira semana, as jogadoras de andebol feminino trouxeram o terceiro lugar para a Invicta.

Mas foi na prova de rugby 7 feminino que a UP brilhou. Ausente dos relvados há dois anos, a equipa alcançou o terceiro lugar, a 23 de abril. No entanto, os “percalços” chegariam com a competição de hóquei em patins masculino. A UP não teve dificuldade na superação das eliminatórias até à final, onde encontrou a Académica de Coimbra.

“UPeixe” dentro de água

Esta terça-feira, a Universidade do Porto conquistou a medalha de prata no Universitário de Natação, ao vencer 18 medalhas individuais.

O jogo terminaria com um empate (4-4) e seria decidido pela equipa de arbitragem, com a aplicação da regra de “golo de ouro”. Deu-se início ao prolongamento do jogo que só terminaria quando uma das equipas marcasse golo. O golo mais valioso seria marcado pela Universidade do Porto, que daria, supostamente, a primeira medalha de ouro dos Universitários 2013.

A verdade é que a UP subiu ao lugar mais alto do pódio, mas não por muito tempo, pois a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) explicou que, em caso de empate, o regulamento ditava que fossem atribuídos cinco minutos de prolongamento para cada equipa. A UP voltou ao campo, mas, desta vez, o marcador assinalava 5-7 para a Académica de Coimbra.

Voleibol não teve a mesma sorte de estreante do rugby

A equipa de voleibol masculino da UP pisou pela primeira vez o solo competitivo. Os estreantes fizeram-se ver e ouvir numa prova em que só seriam travados na meia-final frente ao Instituto Politécnico do Porto (IPP). O jogo foi decidido em cinco sets de onde saiu vencedor o IPP.

Na conquista da medalha de bronze, a equipa da UP não deixou margem para dúvidas, vencendo o jogo em três sets (3-0) frente à equipa da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).

Em cinco provas, a Universidade do Porto conquistou seis medalhas, sem esquecer o regresso da equipa de rugby 7 e a estreia no voleibol masculino.