Disponível agora em Portugal, o AdSense permite que todos os portugueses que tenham conta no YouTube possam inserir anúncios nos vídeos que carregam para a plataforma online.

“Não vou clicar nos anúncios Google dos quais me estou a servir” e “não vou comercializar conteúdos sobre os quais não tenha direitos de autor suficientes” são termos de acordo que têm de ser selecionados para que se possa ganhar dinheiro com os anúncios, para além da obrigatoriedade de registo na plataforma YouTube.

Após concordar com os termos, o próximo passo do utilizador é escolher como é que a publicidade deve ser utilizada no vídeo pela empresa norte-americana. Depois, os anúncios do AdSense podem anteceder a visualização do vídeo ou sobrepor o conteúdo parcialmente, durante a reprodução.

Todos os conteúdos publicados pelos utilizadores serão analisados pela Google antes de serem inseridas as publicidades nos vídeos, escolhendo assim o que consideram elegíveis para publicar. Cabe ao utilizador escolher os vídeos que quer rentabilizar, mas o principal requisito é garantir um grande número de visualizações.