Jean-Claude Juncker, o primeiro-ministro luxemburguês, que já em várias ocasiões mostrou ser um grande simpatizante da comunidade portuguesa que reside no Grão-Ducado do Luxemburgo, vai ser distinguido com o 84.° título de Doutor “Honoris Causa” atribuído pela Universidade do Porto (UP).

O ex-presidente do Eurogrupo é conhecido pela sua ambição na construção de uma Europa mais social. O político, que lidera há 18 anos um dos países mais ricos da Europa, vai ser destacado pelo seu empenho no programa “Luxembourg Process“, que visa a promover emprego.

A sua ligação próxima com a comunidade portuguesa residente no Luxemburgo é igualmente um fator importante, considerado pela Universidade do Porto para a atribuição deste título.

A cerimónia decorrerá no Salão Nobre da Universidade do Porto, dia 3 de maio, por volta das 17 horas, e contará com a presença do presidente do Conselho Económico e Social, José Silva Peneda, assim como com Manuela Ferreira Leite, que assumirá o papel de Madrinha.