Numa das mais prestigiadas provas de olivicultura do mundo, o Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil Competition, os azeites portugueses arrecadaram um total de 19 medalhas: doze de bronze, seis de prata e uma medalha de ouro.

Durante o mês de março, dos mais de dois mil azeites candidatos à vertente do concurso direcionada ao hemisfério norte, apenas 516 foram degustados pelo júri da competição. Na prova, que decorreu durante o mês de abril, EUA, Itália e Espanha foram os países mais distinguidos, numa competição em que o Japão, o México ou a Turquia figuraram também na lista dos premiados.

A Los Angeles International Extra Virgin Olive Oil Competition realiza-se desde 1999 em Los Angeles, nos EUA. A ideia surgiu depois do mesmo grupo de organizadores, que se dedicou durante décadas a atribuir prémios aos melhores vinhos do mundo, querer alargar a competição.

Em julho, serão avaliados os azeites do hemisfério sul. Os organizadores, que criaram a competição em 2012, esperam com esta avaliação separada que “os azeites extra virgens de ambas as regiões do mundo possam ser degustados nos seus melhores momentos”.