Fredric Wolinsky, da Universidade de Iowa, nos EUA, é o autor do estudo publicado esta quarta-feira no jornal PLOS One. O também professor de saúde pública inclui, na sua investigação, vários estudos que analisam a perda das principais funções do cérebro com o avançar da idade, como o funcionamento da memória, da atenção e da resolução de problemas.

Os 681 participantes no estudo foram separados em quatro grupos, de acordo com faixas etárias – três grupos com idades compreendidas entre 50 e 64 anos, e outro grupo de pessoas com mais de 65 anos. Um dos grupos fez palavras cruzadas no computador e os restantes jogaram o videojogo “Road Tour”, cujo nível de dificuldade subia gradualmente.

As conclusões do estudo mostram que os utilizadores do jogo melhoraram a sua concentração, velocidade e agilidade. Ao jogarem “Road Tour” durante dez horas, os participantes conseguiram, ao fim de um ano, melhorar o seu desenvolvimento cognitivo em três anos.

Os que jogaram ainda mais quatro horas recuaram quatro anos de declínio cognitivo. “Não só prevenimos o seu declínio como melhorarmos as suas faculdades”, concluiu, à France Press, o investigador norte-americano.