Esteve durante 50 anos guardada numa gaveta na Suécia. Redigida em 1963, “Go Away You Bomb” foi recentemente descoberta. Escrita à máquina e corrigida à mão pelo próprio Bob Dylan, foi dada pelo artista a Israel “Izzy” Young, músico folk de renome na Suécia e nos Estados Unidos da América.

Young guardou a letra numa gaveta em Estocolmo, para onde se mudou na década de 70. Agora reencontrada, a música será vendida por motivos financeiros para financiar o Folklore Center, na Greewich Village de Nova Iorque. A folha de papel vai a hasta pública no dia 26 de junho, em Londres, e, no leilão, da responsabilidade da Christie’s, esperam-se licitações entre os 30 e os 40 milhões de euros.

“Izzy” Young e Bob Dylan

Young foi o responsável pela organização do primeiro concerto de Dylan no Carnegie Centre, em Nova Iorque. Em início de carreira, o sucesso não foi imediato, uma vez que só 53 pessoas apareceram. Young perdeu dinheiro e Dylan recusou-se a receber o pagamento, assinalado de forma simbólica com 10 dólares.

“Go Away You Bomb” foi escrita na mesma altura em que o artista preparava o seu segundo álbum, “The Freewheelin'”, do qual nasceu a música “Blowin’ in the Wind“.

Dado o período em que foi escrita, a letra assume um caráter de intervenção política e de manifestação contra o uso de armas nucleares, numa alusão ao clima de Guerra Fria e a um dos momentos de maior tensão, a crise dos mísseis de Cuba, em 1962. “Pedi a toda gente que conhecia para escrever um música sobre a bomba nuclear”, explicou Young à Rolling Stone. “O Bob Dylan apareceu no dia seguinte com esta [letra]”, acrescentou.