A hipótese já tinha sido colocada no início deste ano. Agora, parece que a ideia segue mesmo em frente: o Youtube passará a oferecer uma rede de canais pagos paralela aos vídeos gratuitos.

A notícia é avançada pelo Financial Times (FT), que refere que são cerca de 50 os canais onde vai entrar este novo modelo de negócio. Os canais a serem pagos são sobretudo canais de televisão, séries e filmes, o que permite à empresa disponibilizar – além de vídeos amadores – conteúdos profissionais e de maior qualidade. A lista dos conteúdos pagos poderá ser disponibilizada já esta semana.

Este modelo de subscrição mensal tem um custo mínimo de 1,99 dólares (cerca de 1,5 euros) por mês. Também ao FT, a Google – empresa detentora do Youtube desde 2006 – diz querer ajudar os canais a alargar as fontes de receita. No entanto, isto também dá ao Youtube e à Google uma nova fonte de rendimentos além dos tradicionais anúncios e do novo serviço pago, que ainda só estreou nos Estados Unidos: o aluguer de filmes.

Este modelo de subscrição não é uma novidade no mundo online. Já outros sites, como o Netflix – um dos mais populares do género mas ainda não disponível em Portugal – aplicam este tipo de pagamento à largos anos. Segundo o The Verge, o Youtube pretende mesmo fazer concorrência direta ao conhecido site de subscrição on-demand.

Também a música não é posta de parte pela empresa norte-americana, que também prepara um serviço de assinatura de música em parceria com a Warner Music. A plataforma deverá ser lançada em 2013 e funcionar de forma semelhante ao Spotify.