Quarta noite de Queima e dia de cortejo académico só podem significar uma coisa. Depois de Azeitonas e José Cid, no domingo, e Bloc Party e Supernada, na segunda, a terça-feira continua a cargo do mesmo protagonista de anos anteriores: Quim Barreiros.

A chuva caiu de forma constante entre o tempo em que se abriram as portas do Queimódromo e o início do primeiro concerto. Por isto, ainda demorou algum tempo até as pessoas se concentrarem em frente ao palco.

Os ecrãs anunciavam, mais uma vez, um minuto de silêncio em memória de Marlon Correia, que faleceu no passado sábado, dia 3. À 1h, o minuto foi cumprido, sem alguns dos problemas dos últimos dias, com a música do palco a desligar-se e o público a perceber que começara a homenagem.

Humor de Banda RED abre caminho para o eterno Quim Barreiros

“Era uma vez os três, o famosos moscãoteiros e o pequeno D’Artacão. São bons companheiros”. Ao som desta música, que marcou a infância de muitos dos estudantes presentes, a Banda RED abriu a noite no palco do Queimódromo.

Em dia de Cortejo, o humor do trio suscitou sorrisos e gargalhadas. Com músicas completas, excertos, ou simples “na na na” ou “la la la”, a Banda RED trouxe temas de vários artistas, nacionais e não só, como Carlos Paião (“Playback”), uma modificação de Buraka Som Sistema, Da Weasel (Re-tratamento) ou FUN (“We Are Young“).

O primeiro concerto culminou na escolha, por parte do público, de uma das três opções dadas pela banda: a de tocar mais um tema completo para finalizar. E eis que os presentes vibraram ao som de Bon Jovi e “It’s My Life“.

A Banda RED saiu do palco para dar lugar, alguns minutos depois, à figura que nunca falha uma Queima das Fitas: Quim Barreiros. Antes de qualquer música, saudou o público portuense e relembrou que nesta terça-feira completavam-se os 25 anos desde que foi convidado a participar na sua primeira Queima das Fitas do Porto.

Desde temas mais recentes, como “Pito Mau” e “Dar ao Apito“, até canções mais conhecidas como “Insónia“, “O Melhor Dia para Casar”, “Os Bichos da Fazenda“, “O Sorveteiro” e “A Cabritinha” (um dos mais antecipados pelos estudantes no Queimódromo). Pelo meio, Quim Barreiros ainda puxou pelas pessoas da Invicta, com um “Allez Porto“.

No entanto, além das músicas, Quim Barreiros conseguiu pôr o público a “mexer”, fosse com um “comboinho”, com danças do vira ou um simples “e salta Porto, e salta Porto, allez”. De estudantes a pessoas mais velhas, poucos foram aqueles que não ficaram contagiados pelo concerto, que tomou conta da noite mais concorrida da Queima das Fitas.

Esta quarta-feira não há cortejo académico, mas o Queimódromo continua a receber os estudantes no Parque da Cidade, na noite em que atuam Mónica Ferraz e Expensive Soul.