Um estudo que demorou 18 anos a ser efetuado permitiu que o investigador norte-americano Brian Hare concluisse que os cães têm uma “inteligência social” mais apurada que outros animais, como chimpanzés ou lobos. Isto faz com que apreendam melhor o que os donos lhes comunicam, melhorando o seu comportamento.
A base de investigação do estudo de Brian Hare foi a curiosidade. Enquanto frequentava a licenciatura em Psicologia Animal, em 1955, Hare desejou saber o que o seu cão ‘Oreo’ estava a pensar. A primeira técnica utilizada pelo investigador norte-americano foi que o animal tentasse apanhar uma bola de ténis. O dono apenas olhava para a esquerda ou direita, conforme a trajetória da bola, e o animal tinha de recolher a bola seguindo os movimentos do dono.
De seguida, comparou as diferenças entre a evolução do cão e do lobo. Concluiu que embora o lobo tenha mais capacidade cognitiva, é o cão que tem maior inteligência social – mesmo no caso de cachorros. O professor e investigador Michael Tomasello, que na época de licenciatura de Brian estudava as diferenças entre a inteligência social dos humanos e de outros animais, foi preponderante ao desenvolvimento do projeto.
Testes Cognitivos para Cães
Brian espera agora continuar a fazer novas descobertas no campo da psicologia canina. Para isso, integrou a equipa da empresa Dognition, que apoia estudos desenvolvidos nesta área. Para já, desenvolveu um pacote de testes online, com o objetivo de que os donos dos cães avaliem a capacidade de percepção social dos seus animais. Ao conhecer melhor a personalidade do seu melhor amigo, as pessoas estão a contribuir para o estudo de Brian Hare, através das informações registadas no site.
Para realizar os testes, basta aceder ao portal do site oficial da Dognition. Os donos têm também a possibilidade de criar um perfil na Internet sobre o seu cão e aprender algumas técnicas de melhorar o comportamento do mesmo. Mas o serviço não é gratuito e os preços são a partir dos 30 euros.