Pela terceira vez, João Pedro Rodrigues vai ser júri no Festival de Cannes. Isto depois de o ter sido na “Cinéfondation” – um programa que apoia a criação cinematográfica mundial e que prepara uma nova geração de cineastas. Além disso, avaliou a atribuição da Palma de Ouro de curta-metragem, em 2011, e foi presidente do júri das curtas-metragens da “Semana da Crítica”, em 2012.

Agora, João Pedro Rodrigues vai voltar a presidir um júri. Desta vez, integrará a secção “Queer Palm“, criada em 2010, que avalia e premeia as curtas e longas-metragens que abordam temas como a homossexualidade, bissexualidade e transsexualidade.

Em comunicado, o realizador português diz que sente orgulho em voltar a ser membro do júri. “Estes convites só vêm demonstrar a vitalidade do cinema português e a visibilidade cada vez maior do nosso cinema”, acrescenta João Pedro Rodrigues.

Em 2012, o cineasta teve honras de encerramento da secção “Semana da Crítica”, com o filme “Manhã de Santo António”. Em conjunto com João Rui Guerra da Mata, Pedro Rodrigues realizou “A Última Vez que Vi Macau” – obra vencedora do prémio para melhor documentário no Festival de Turim. Foi ainda realizador de filmes como “Parabéns!” (1997), “O Fantasma” (2000), “Odete” (2005), e “Morrer como um Homem” (2009).

Além de João Pedro Rodrigiues, outros dois portugueses vão marcar presença em Cannes, com a secção “Semana da Crítica” a ser presidida pelo realizador Miguel Gomes e a curta-metragem “De Mim”, de Carlos Melim, a ser selecionada para integrar o leque de obras que serão exibidas.

O Festival de Cannes decorre entre 15 e 26 de maio deste ano.