A Associação de Voluntariado Universitário promove uma semana dedicada ao voluntariado com animais, através de atividades como workshops sobre comportamento e bem estar animal.

A iniciativa decorre no âmbito do “Projeto VO.U” pelos animais e começou na segunda-feira, dia 13, com uma sessão de esclarecimento sobre este programa de voluntariado. O complexo ICBAS/FFUP acolhe o evento.

Esta terça-feira, dia 14, pelas 21h, decorre um workshop de comportamento animal, liderado pela veterinária Joana Sousa, que visa explicar o porquê dos animais tomarem determinadas acções e oferecer uma série de conselhos práticos a donos e futuros novos.

Já na quarta-feira, pelas 17h30, as principais raças de gatos em Portugal e as principais características de cada um delas serão apresentadas pelo Presidente do Clube Português Felinicultura, João Noronha.

Na quinta-feira, a professora de Farmacologia do ICBAS, Margarida Antunes, vai coordenar um workshop de aconselhamento veterinário em farmácia onde se vão abordar os vários medicamentos para animais e a forma correta de os administrar. A palestra vai decorrer pelas 18h30 e, apesar das inscrições serem gratuitas, é obrigatório levar um alimento, brinquedo ou medicamento para animais.

A Semana de Promoção do Voluntariado e Bem Estar Animal visa também a recolha de bens e alimentos que serão depois doados às associações parceiras, e campanhas de adopção de cães e gatos abandonados.