“Hoje apetece-me Continente” é o nome do projeto que vai levar duas portuguesas a Cannes, de 16 a 22 de junho, no âmbito da competição “Young Lions“, na categoria de Marketing. O objetivo do desafio lançado era criar uma relação mais emocional entre o hipermercado Continente e os seus clientes.
Sofia Cruz, profissional na área do Marketing e uma das mentoras do projeto, admitiu que a ideia de participar no “Young Lions” foi muito natural e espontânea, visto que a decisão de entrar no concurso foi tomada no dia em que as candidaturas acabavam. “Achei o desafio muito interessante e a partir daí foi mãos à obra. Fizemos cada uma o seu trabalho, cada uma com as suas ideias e apresentamos o Power Point”, diz ao JPN.
A dupla responsável pelo projeto, Sofia Cruz e Teresa Siopa, pensou e concretizou o trabalho em menos de um dia. “Às dez da manhã comecei a pensar em participar, depois fui falar com a Teresa Siopa e às seis da tarde entreguei a proposta”, conta Sofia.
Apesar do pouco tempo que tinham para construir o projeto, não sentiram pressão nem grandes dificuldades. Para Sofia, este era um trabalho criativo e fazê-lo “foi muito descontraído e divertido” e o objetivo era ver até onde isto as podia levar. “Foi muito natural”, afirmou uma das mentoras da proposta.
Dupla está descontraída com o desafio de Cannes
O conjunto português ficou em primeiro lugar na primeira fase do concurso “Young Lions”, a nível nacional, na categoria de Marketing. Agora, na segunda fase, que decorre de 16 a 22 de junho, vai a Cannes, em França, responder a um novo desafio. As equipas vencedoras de cada país, dispõem de 24 horas para executar um desafio proposto pela organização internacional do Festival Cannes Lions, sendo que a categoria de Filme é a única que pode fazê-lo em 48 horas.
A dupla portuguesa está preparada para o desafio e promete “manter os mesmos pressupostos e a mesma forma de atuar”, até porque, segundo Sofia Cruz, a criatividade surge num contexto de serenidade e não de pressão. “O ambiente mais propício à criatividade é quando a pressão está equilibrada e nós estamos descontraídas”, explicou ao JPN.
O reconhecimento desta proposta funciona como uma espécie de “confirmação daquilo que nós já sentimos, do nosso trabalho e do nosso talento” enquanto profissionais de Marketing. Por outro lado, a participação nesta competição é sinónimo de oportunidades “em termos de projeção e comunicação”, referiu Sofia.
O Festival Cannes Lions ocorre todos os anos em França e é reconhecido como o mais prestigiado festival da indústria publicitária. Portugal é o quarto país mais premiado nesta competição a nível mundial.