Organizado pela Porto Lazer e a Onda Pura, em conjunto com a Câmara Municipal do Porto, o “Porto com Onda 2013” começa já este fim-de-semana, 18 e 19 de maio. A iniciativa inclui a realização da etapa do
Circuito Nacional Pro Junior e sub-20, a realizar-se na Praia Internacional, em Matosinhos.

O evento conta com a presença dos melhores surfistas júniores do país, que disputam os melhores lugares do escalão, esta época, na “etapa única do campeonato Nacional Pro Júnior. Este campeonato “coroa os campeões nacionais”, afirma em comunicado o departamento de comunicação da Porto Lazer. Carina Duarte e Francisco Alves, campeões em título, já confirmaram presença e prometem fazer de tudo para reconquistar o título.

A segunda fase do fim-de-semana conta com a disputa do Rip Curl GromSearch, prova que apura jovens surfistas para a final europeia. Os competidores têm, obrigatoriamente, menos de 16 anos. Mais tarde, no fim-de-semana de 25 e 26 de maio, terá lugar a etapa do circuito de Surf do Norte, na mesma praia. O desafio abrange desportistas dos sub-12 aos séniores e está sujeito a inscrição.

Mas, a “Porto com Onda” não é só sobre surf. A iniciativa conta com atividades que vão desde um parque radical com skate park até a concertos e à escola de DJ, sem esquecer arborismo e slide, demonstrações de skaters e grafiters profissionais e batismos de surf. A organização adianta que “a iniciativa é dirigida à população em geral e a entrada é gratuita”.