O programa Biotechnology Leadership Camp (BioCamp) nasceu em 2004 com o objetivo de dar a conhecer o universo farmacêutico a jovens talento de todo o mundo. A edição deste ano tem lugar em Basileia (Suíça), sede da Novartis, de 25 a 28 de agosto. A Novartis Portugal está à procura de jovens nas áreas de Medicina, Biotecnologia, Farmácia, Economia e Gestão para integrar um grupo de 60 estudantes.

As inscrições estão abertas até 24 de maio e a divulgação dos estudantes escolhidos está prevista para julho. Biotecnologia e tendências globais, desenvolvimentos de um produto biotecnológico, oportunidades de carreira na indústria farmacêutica e biotecnologia, são os principais assuntos a abordar.

Portugueses em destaque

Na edição anterior, Maria José Nunes sagrou-se uma das vencedoras do BioCamp. A estudante do Programa de Doutoramento em Bioengenharia do MIT-Portugal, no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa (IST-UTL), e Ricardo Perdigão Henriques, estudante no Programa de Doutoramento em Oncologia Molecular na Universidade Nova de Lisboa (UNL), foram os portugueses selecionados de entre 90 candidaturas nacionais.

A criação de um plano de negócio é um dos desafios em agenda. O objetivo é dar a compreender os obstáculos a enfrentar aquando da “criação e desenvolvimento de uma companhia biotecnológica”, afirma em comunicado o departamento de comunicação da Novartis. Os melhores planos apresentados serão distinguidos pelo júri, “contudo, a participação no BioCamp pode considerar-se por si só um prémio”, uma vez que confere aos estudantes “um olhar muito próximo do mundo empresarial e inovador da biotecnologia”.

O programa inclui o processo de interação com gestores experientes, investigadores de sucesso e especialistas convidados, ao mesmo tempo que proporciona a oportunidade de criar contactos com outros estudantes do mundo.