O Instituto de Turismo (IPDT) realizou, no primeiro trimestre de 2013, um inquérito a 450 turistas no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que prova que os hostels estão para ficar. Pela primeira vez, são mais os turistas que preferem pernoitar em hostels do que em hotéis, em lazer. Este tipo de alojamento é já o favorito de 39,2% dos inquiridos, contra 38% que escolheu os hotéis.

No início deste ano, os turistas gastaram mais em visitas ao Grande Porto e norte do país face ao período homólogo do ano anterior. Os dados do estudo do IPDT reforçam a tendência de aumento do consumo já registada em 15%, no último trimestre de 2012.

Além disso, apesar de estarem a gastar mais, o gasto é feito num menor período de tempo e não é no alojamento que os turistas despendem mais recursos monetários, já que optam por versões low-cost de alojamentos, como os hostels. A perder clientes estão as pensões, preferidas por 13,9% das pessoas, os albergues ou residenciais (5,1%), os apartamentos turísticos (2,5%) e o turismo rural (1,3%).

Ainda de acordo com o mesmo estudo, entre janeiro e março, o gasto médio total de um turista situou-se nos 568 euros, ou seja, uma média de 283 euros por dia. Convém referir que, em 2013, os inquiridos têm um rendimento médio ao verificado no ano anterior e, na maioria dos casos, situa-se entre os mil e os três mil euros.