Inspirado no festival indiano “Holi Gulal Powder”, que é realizado todos os anos na Índia para dar as boas vindas à primavera e celebrar a vitória do bem sobre o mal, segundo o hinduísmo, o “Happy Holi” vai chegar pela primeira vez a Portugal, durante o verão.

No Porto, a 14 de julho, e em Lisboa, a 8 de setembro, a festa mais colorida do mundo promete muita música, alegria e cor, naturalmente. Ritmos como reggae, world music, hip-hop e eletrónica, prometem satisfazer as expectativas dos participantes. No site oficial do evento, o “Happy Holi” é descrito como uma festa em que “milhares de pessoas vestidas de branco se juntam e criam uma paleta humana de cores num momento único de celebração de pura alegria”.

A idade mínima de participação permitida é de 16 anos, sendo que crianças com mais de 6 anos podem participar quando acompanhados por um adulto. A venda de bilhetes está dividida em duas fases: na primeira, até aos 5 mil participantes, o bilhete normal custa 15 euros e oferece um saco de pó colorido, o bilhete Happy custa 18 euros e traz três sacos de pó, e o bilhete de criança (dos 6 aos 18 anos) oferece um saco de pó e custa 10 euros. Numa segunda fase, acima dos 5 mil participantes, os preços dos bilhetes aumentam 4 euros, mas a quantidade de pó oferecido mantém-se.