Desde 2007, quase 200 estudantes da Universidade do Porto (UP) estudaram em universidades da América do Sul graças a bolsas de estudo do Programa Santander Universidades. Através do mesmo programa, a UP recebeu mais 300 jovens sul-americanos.

Esta quarta-feira, a partir das 16h, cerca de 30 estudantes portugueses e estrangeiros que usufruíram deste programa no último ano letivo, vão ser distinguidos no Salão Nobre da Reitoria da UP. A entrega dos certificados vai ter a participação de António Vieira Monteiro, presidente do banco Santander, e José Marques dos Santos, Reitor da UP.

A cerimónia conta ainda com testemunhos de dois estudantes que realizaram um período de mobilidade ao abrigo deste programa: uma aluna do Uruguai, que se encontra a estudar na Faculdade de Letras (FLUP), e uma aluna portuguesa, que estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O protocolo celebrado entre a UP e o Banco Santander tem, ao longo destes seis anos, incentivado e promovido a mobilidade de estudantes entre instituições de países como Argentina, Brasil, Espanha, Chile, Colômbia, México, Peru, Portugal, Porto Rico e Uruguai.