O arquiteto, professor e ensaísta Fernando Távora é a Figura Eminente da Universidade do Porto (UP) 2013. A iniciativa pretende não só homenagear a carreira do arquiteto como assinalar os seus 90 anos de nascimento, evento a começar já esta quinta-feira no Salão Nobre da Universidade do Porto.

Leitura de textos do autor, visionamento de filmes e a apresentação da publicação “Fernando Távora, ‘minha casa’, fascículo1, Prólogo”, são algumas das atividades agendadas para a sessão de abertura a realizar esta noite, às 21h30.

Na sexta-feira, a Sala do Fundo Antigo, no edifício da Reitoria da UP, recebe o Encontro de Investigadores que acolhe vários especialistas que partilham a sua opinião sobre a “figura eminente”.

A iniciativa terá continuidade até ao final do ano com vários encontros marcados na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) e na Fundação Instituto Marques da Silva, desde exposições e lançamentos de livros até à instalação-exposição sobre o projeto-de-arquitetura de Fernando Távora, evento que será destacado por marcar presença no Museu Nacional Soares dos Reis, nos meses de novembro e dezembro. O ponto central de intervenção destes encontros será o arquivo documental do arquiteto, doado pela família à instituição em 2008.