Alice Norinho, Jóni Monteiro Teixeira, Marta Seabra e Sílvia Freitas são os quatro estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) que venceram o Prémio Vibeiras/Jornal Arquiteturas: Jovem Arquiteto Paisagista 2013.

O projeto vencedor chama-se “FlowPark”, abrange uma área total de 21,5 hectares, e é uma iniciativa de intervenção urbanística em Rio Tinto, com o objetivo de proporcionar um ambiente alternativo com espaços de lazer e contemplação.

Com a implementação do projeto, os estudantes da FCUP pretendem recuperar as zonas de Rio Tinto e Ribeira da Castanheira, de forma a reduzir os níveis de poluição, promover a vegetação junto ao rio e criar um espaço verde de qualidade que fomente a biodiversidade.

O “Prémio Vibeiras/Jornal Arquiteturas: Jovem Arquiteto Paisagista” tem como principal objetivo promover e reconhecer publicamente o trabalho de jovens arquitetos paisagistas ibero-americanos, sejam estudantes ou profissionais.