O International Rugby Board (IRB) promoveu, pela primeira vez, uma votação para escolher a melhor jogada da temporada 2012/2013 e os fãs escolheram o ensaio de Pedro Leal, da seleção portuguesa, na partida frente a Samoa.

A jogada do capitão português conseguiu 85% dos votos, batendo a concorrência de outros oito ensaios selecionados pelo IRB entre vários torneios do circuito mundial. Na jogada, Pedro Leal fintou dois adversários e partiu para um sprint sem oposição.

Em declarações ao JPN, o jogador descreve a jogada como sendo de “puro instinto”, mas bastante eficaz, já que os jogadores samoanos “pensavam mesmo que ia passar a bola” e ficaram quase sem reação.

Reação só mesmo a do árbitro. O juiz sul-africano correu atrás do português do princípio ao fim e até o apanhou, ainda que beneficiando do facto de Pedro Leal ter abrandado assim que percebeu que não tinha oposição no lance. O equipamento do árbitro até era parecido com o da seleção da Samoa, mas “não chegou para assustar” o capitão português.

Neste momento, a seleção nacional portuguesa está a preparar o Mundial de Rugby de Sevens, que decorre na Rússia de 28 a 30 de junho. Portugal está no grupo de Inglaterra, Argentina e Hong-Kong e, apesar dos “objetivos ainda não terem sido definidos”, há uma certeza: “Vai ser renhido”.