O Encontro Internacional “Desenho na Universidade Hoje” vai trazer a artista polaco-americana Monika Weiss a Portugal. O trabalho será apresentado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), dia 31 de maio, às 14h. Já no dia 1 de junho, acontece uma conferência aberta na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

A apresentação do desenho performativo “Anamnesis II”, com vídeo e composição sonora da artista, tem lugar no Museu da FBAUP e dura até 30 de junho. Este faz parte de outros trabalhos performativos, como Drawing Lethe (2006) e Shrouds (2012), que evocam antigos rituais de lamentação. A artista propõe que o desenho e o lamento partilhem relações complexas e sugere que o luto coletivo pode ser uma ferramenta política poderosa.

A 1 de junho, pelas 09h45, na FAUP, vai ser ainda apresentada a conferência aberta da artista – “Performing Drawing – Performing Lament in Public Domain”. A natureza do desenho como linguagem performativa, a memória histórica e a paisagem urbana contemporânea são algumas das temáticas.

Monika Weiss é uma artista polaco-americana que divide o seu tempo entre Nova Iorque e St. Louis, onde é professora na Sam Fox School of Design & Visual Arts da Washington University e investigadora associada do Departamento de Artes Performativas. É reconhecida, essencialmente, pelo recurso ao próprio corpo como um veículo de expressão artística e pela incorporação de narrativas e documentações históricas nos seus trabalhos.