A interseção da Rua Miguel Bombarda com o n.º 51 da Rua da Boa Nova, no Porto, volta a receber o Wallpeople. No dia 1 de junho, qualquer pessoa pode nesta exposição artística mundial, onde todos são convidados a colaborar. O objetivo é trazer a arte para a rua e reclamar o espaço público como um meio de expressão e interação do cidadão.

Esta já não é a primeira edição do evento, mas o processo continua o mesmo: vai ao local marcado com aquilo que quer “mostrar ao mundo” e cola-o na parede. Este ano, o tema é “Música”.

A partir daqui, quem quiser participar pode fazê-lo de duas formas: reinterpreta uma música ou cria um trabalho relacionado com este tema no geral. Os suportes são variados: ilustração, fotografia, texto, pintura ou colagem. No entanto, há regras que devem ser respeitadas: devem ser trabalhos leves, não devem passar um metro quadrado de dimensão e a afixação não pode danificar a parede – logo, estão excluídos parafusos e ganchos.

Em 2013, espera-se uma maior adesão

Em declarações ao JPN, Patrícia Pereira – membro da organização do evento – refere que, este ano, o objetivo é “fazer com que todos exponham o vínculo que os une à música e o que ela representa para cada um de nós, independentemente do género ou estilo”. Acrescenta ainda que o tema é mais abrangente e “desafia totalmente os limites criativos de cada participante”.

Este ano, são esperadas cerca de 200 pessoas, um aumento da adesão em relação a 2012, em que a chuva afetou impediu um maior sucesso do evento. “Encontramo-nos bastante confiantes que, este ano, a adesão será melhor, talvez a melhor de todas as edições alguma vez realizadas no Porto”, diz.

O Wallpeople realiza-se em 45 cidades espalhadas pelo mundo. Em Portugal, para além do Porto, o evento vai estar presente em Lisboa e, pela primeira vez, no Funchal. O evento decorre entre as 17h e as 19h do próximo sábado, 1 de junho.