É uma tecnologia inovadora que apresenta, de forma integrada, índices de cariz ecológico, entre eles o consumo de água e de energia, emissões de gases, de resíduos ou outros desperdícios decorrentes de processos de produção.

Concebido para a Internet, o ECOPLANNER é o primeiro software português de ecoeficiência. Permite identificar alternativas de impacto ambiental reduzido, procurando, por outro lado, a redução de custos de produção.

Apresentado publicamente no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC TEC), a nova tecnlogia resulta da parceria entre o INESC TEC, a ECOINSIDE e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e conta ainda com apoio do BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

O projeto vai ser testado pela empresa portuguesa de rações animais SORGAL, esta sexta-feira.