O anfiteatro norte da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) será palco, esta sexta feira, pelas 14h30, de um debate sobre a certificação das aplicações móveis na área da saúde.

Que aplicações médicas móveis existem e de que modo têm permitido um melhoria dos serviços de saúde prestados aos pacientes? Que regulamentação específica é necessária? Que certificação poderá evitar riscos imprevistos com a utilização dessas mesmas aplicações?

Estas são algumas das questões a serem abordadas neste encontro, realizado no âmbito do Mestrado em Informática Médica (MIM) das Faculdades de Medicina e Ciências da Universidade do Porto (FMUP/FCUP).

Na área da saúde, o desenvolvimento tecnológico das aplicações móveis tem permitido um melhoramento dos serviços prestados. Novas aplicações têm oferecido a possibilidade de, por exemplo, controlar a ingestão de calorias, avaliar o risco de cancro cutâneo, calcular a idade gestacional ou ainda visualizar o raio-x de um paciente no dispositivo móvel.

Apesar disso, ainda não existe regulamentação específica ou certificação para estas aplicações médicas móveis. A supervisão da segurança e eficácia deste tipo de aplicações é, por isso, fundamental, tratando-se da área de saúde pública.

A importância da criação de regras específicas que permitam aos fabricantes certificar as suas aplicações médicas móveis é o ponto de partida para este debate, cuja participação é gratuita, mas sujeita a pré-inscrição, até amanhã, 6 de junho.