Desde 2003 que o Prémio Portugal Telecom da Literatura distingue os melhores nomes da literatura nas categorias de romance, poesia e conto/crónica que tenham publicado textos em língua portuguesa, no Brasil, durante cada ano.

Este ano, o vencedor, como costume, só vai ser conhecido em dezembro mas já se sabe quem foi escolhido para a semifinal. Ao contrário do habitual, foram selecionados 63 autores, em vez de apenas 60, como tem sucedido nas últimas edições. Devido a um empate, o júri concordou em alargar o número de semifinalistas. Como tal, esta fase conta com 21 títulos na categoria de poesia, 22 na de romance e 20 na de volumes de contos/crónicas. Entre os 63 autores, estão os autores portugueses Lídia Jorge, António Lobo Antunes e Valter Hugo Mãe.

Com “A noite das mulheres cantoras”, Lídia Jorge concorre nesta décima edição do concurso, ao lado de outros dois nomes portugueses, António Lobo Antunes, com “Sôbolos rios que vão” e Valter Hugo Mãe – desta vez com “O filho de mil homens” – que, no ano passado ,venceu este mesmo prémio com “A máquina de fazer espanhóis”.

Além de nomes portugueses, a categoria de romance conta ainda com a participação do autor angolano Pepetela, o moçambicano Mia Couto – que recentemente recebeu o Prémio Camões 2013 – e 17 autores brasileiros.

Nomes da poesia, crónicas e contos

Na secção de poesia, destaca-se “A Casa dos Nove Pinheiros”, de Rui Espinheira Filho, assim como Contador Borges, com “A cicatriz de Marilyn Monroe”. Nomes consagrados como o de Paulo Lins, autor do best-seller “Cidade de Deus”, juntam-se a nomes estreantes como António Geraldo Figueiredo, de “As Visitas que Hoje Estamos”.

Já na categoria de contos e crónicas, Noemi Jaffe e Tércia Montenegro trazem um “sopro inovador” com a “Verdadeira história do alfabeto e alguns verbetes do dicionário” e “O Tempo em Estado Sólido”, respetivamente. Autores mais clássicos como Luís Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura também veem os seus nomes contemplados na semifinal.

Durante o mês de setembro vão ser escolhidos os 12 finalistas do prémio Portugal Telecom da Literatura 2013 – quatro autores por cada categoria. O vencedor é anunciado no fim do ano.