É uma mostra de cinema nada modesta: “O Douro Film Harvest apresenta algumas das melhores colheitas de filmes”, pode ler-se no site do evento. Contudo, tem motivos para ser assim, visto que é uma mostra que só aceita curtas-metragens rodadas na região duriense ou no rio Douro, Património da Humanidade.

Este mesmo Douro Film Harvest (DFH) está a aceitar, até 5 de agosto, inscrições de curtas-metragens, para a segunda edição do “Curtas da Casa”, uma competição nacional que incentiva a produção cinematográfica portuguesa.

Promover o Douro

Um dos objetivos do Douro Film Harvest é o de promover a região duriense, atraindo turismo e novos públicos que se interessem por outro dos trunfos da zona: o potencial vínico. Na verdade, Porto e o Douro foram classificados como destinos vínicos de 2012.

Além do requisito já referido para irem a concurso, as curtas-metragens devem ser produções de 2012 ou 2013, compostas por argumentos relacionados com os povos ou as tradições locais, e com realização exclusivamente portuguesa e produção maioritariamente portuguesa.

No que diz respeito às questões técnicas, importa referir que não devem ultrapassar os 20 minutos de duração, mas podem enquadrar-se em diferentes géneros, como documentário, ficção, experimental ou animação. A curta-metragem vencedora terá direito a um prémio de 2.500 euros e vai ser anunciada durante o DFH, que decorre entre 14 e 21 de setembro.