O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) vai aproveitar o Dia Mundial do Dador de Sangue, que se assinala esta sexta-feira, 14 de junho, para sensibilizar o maior número de pessoas possível para a dádiva de sangue.

Tendo isso em conta, o IPO vai estar num dos locais com maior afluência da cidade: o Metro do Porto. A campanha vai decorrer entre as 09h30 e as 11h30, num primeiro período, e entre as 15h30 e as 17h30, e vai envolver a distribuição de balões que apelam à dádiva de sangue.

“Viva o Dador de Sangue. Dê Sangue no IPO-Porto” vão ser as mensagens inscritas nos balões, numa ação de sensibilização que, segundo Laranja Pontes, presidente do Conselho de Administração do IPO-Porto, “visa recrutar novos dadores”.

Os dados do instituto referem que o IPO-Porto recebe, todos os anos, 8.500 dádivas de sangue, sendo necessários, ainda assim, no total, 11 mil dadores anuais para suprir os componentes sanguíneos para cirurgias, transplantes de medula óssea ou tratamentos de quimioterapia e radioterapia.