O Porto vai receber, a 27 e 29 de junho, a “European Ideas Network“, Universidade de Verão do Partido Popular Europeu (PPE). O evento, com o tema “A União Europeia e as Américas: um projeto atlântico de crescimento e prosperidade”, une decisores políticos, líderes de opinião, empresários, académicos ou ainda assessores políticos.

Do programa fazem parte mais de 200 personalidades políticas, entre eles Assunção Cristas, presidente da Assembleia da República, que abre o evento, e o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, de quem fica a cargo o encerramento. Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros, o chefe de governo espanhol Mariano Rajoy, o primeiro-ministro irlandês Enda Kenny, ou o primeiro-ministro luxemburguês e antigo presidente do eurogrupo, Jean-Claude Juncker, são algumas das figuras que vão marcar presença.

Paulo Rangel, coordenador da organização, entregue aos 10 deputados portugueses do PPE, destaca o “grande orgulho de poder organizar em Portugal um evento político” como este. Em comunicado, o o vice-presidente do grupo do Partido Popular Europeu e chefe da Delegação Portuguesa do PSD garante que, “num contexto de crise” como o que se vive atualmente, “é fundamental encontrar respostas globais [e] o debate sobre a ligação da União Europeia às Américas é, por isso, totalmente oportuno”.

Esta é a segunda vez que uma cidade portuguesa acolhe o evento, depois de, em 2005, ter acontecido em Lisboa.