O Governo apresentou esta terça-feira mais novidades sobre o programa de combate ao desemprego Impulso Jovem. O objetivo é uma simplificação do programa e a tentativa de fazer chegar empregos e estágios a cada vez mais jovens portugueses.

Agora, ao invés dos seis tipos de estágios e apoios, haverá somente o programa de estágios profissionais – os Estágios Emprego. Para além disso, assegurará ainda a diminuição dos custos associados à contratação dos jovens – através do reembolso da taxa social única e do estímulo 2013 – o apoio ao empreendedorismo como alternativa ao desemprego e ainda o apoio da qualificação profissional dos jovens, através da formação profissional.

Ao contrário do que já foi veiculado, Vítor Moura Pinheiro, em declarações à Lusa, a iniciativa “subiu exponencialmente” desde Fevereiro, quando se chegou a “mais jovens, entidades e território” com as mudanças então aplicadas.

Aprovado em Conselho de Ministros há cerca de um ano, o programa já registou quase 19 mil candidaturas – 12 mil das quais já foram aprovadas. Aos estágios profissionais concorreram 11 mil jovens, 9 dos quais foram selecionados. Com as alterações, o programa passa ainda a aproximar-se do contexto da futura “Garantia Jovem” e das recomendações da União Europeia (UE).