Anualmente, uma das mais importantes publicações internacionais dedicadas à ilustração contemporânea, a 3×3, distingue com medalhas de ouro, prata e bronze aqueles que considera serem os melhores ilustradores a nível internacional.

Este ano, mais três ilustradores portugueses arrecadaram várias medalhas e distinções, depois de, em anos anteriores, já terem sido distinguidos nomes nacionais, como Gonçalo Viana, Marta Madureira e André Letria.

Só o caricaturista André Carrilho, de 38 anos, conquistou cinco distinções, incluindo uma medalha de ouro, nas categorias de “Cartoon/banda desenhada”, “Animação”,”Editorial e retratos”. André é um dos ilustradores portugueses mais internacionais, contando no currículo várias colaborações com publicações estrangeiras, como a “Vanity Fair”.

Outra medalha de ouro foi conquistada por André da Loba, na categoria de “Animação”. O ilustrador português vive atualmente em Nova Iorque, é colaborador do “New York Times” e já anteriormente foi considerado um dos 200 melhores ilustradores de todo o mundo pelo Lurzer’s Archive.

João Fazenda conquistou uma medalha de bronze na categoria “Livros”. Atualmente, divide-se entre Londres e Lisboa e já soma vários prémios internacionais. Trabalha essencialmente em desenho de imprensa, ilustração para a infância, banda desenhada e ainda cinema de animação.

Agora, o trabalhos dos premiados deste ano será publicado numa edição da revista, que sairá para as bancas no Inverno.